Inicio após um fim, como lidar? - Part 1
Nesse post eu irei falar como foi para mim a experiência de ter acabado de sair do ensino médio e já ter imediatamente ingressado na faculdade.
EXPERIÊNCIA PESSOAL
Não sei para quem vai ser destinado esse post, mas acredito que seja um tema de suma importância para ser abordado, afinal de contas quem nunca se deparou com a decisão mais difícil, que seria " E agora? o que eu faço? Descanso ou não quando sair do colégio? Faço curso técnico ou não?
Então vou falar um pouco da minha experiência, vamos voltar um pouco no tempo e adentrar em nossa máquina temporal que é as nossas memórias. Até o meu segundo ano do ensino médio por volta do ano de 2015, eu não fazia ideia de fato que área eu iria seguir, sempre fui uma pessoa interessada em diversas coisas, amava usar minha criatividade para tudo e gostava de inventar meio muito de "arte" como nossas mães até dizem, sempre gostei de criar, de desenvolver e me empenhar bastante quando se tratava em algo, minha mente nunca parava, ainda mais quando eu de fato me empolgava, ai mesmo que eu me jogava de cabeça.
Na época eu até fui fazer o Enem sem pretensão nenhuma de passar, afinal de contas...o que eu iria fazer? Ainda me restava um tempo e podia fazer mais sério da próxima vez. Cheguei no segundo ano do ensino médio com vontade de fazer Faculdade de Direito, pensando que eu poderia ajudar as pessoas com meu trabalho dessa forma, mas algo não se encaixava, meu coração nunca esteve de fato com o direito, afinal de contas...tudo que eu fazia, não tinha a ver com a área de advocacia.
Então fiquei muito pensativo sobre isso, na época se não me engano eu até participei de um curso de robótica, antes da decisão de fazer direito, era algo que me encantava bastante (Sim...não tem nada a ver com Direito, eu sei), cheguei até ir para Salvador para uma competição e felizmente sair de lá com êxito, me empolguei mais ainda, mas ainda sim...não era algo para ser meu primeiro plano.
O ano de 2016 finalmente chegou e uma decisão eu precisava tomar, eu não tinha pensado sobre curso técnico, talvez...se eu tivesse a mente que eu tenho hoje, eu poderia ter feito um curso técnico de edificações ou até junto com o próprio ensino médio. Todos nós já passamos por isso uma pressão que não acaba, os dias iam passando e a pergunta ficava ... " E ai, o que você vai fazer ? Qual rumo da sua vida você vai tomar? " Muitos passam a vida sem nunca se preocupara com isso ou pensar, e quando menos esperam...uma decisão precisa ser tomada, como lidar com uma situação como essa?
Chega no terceiro ano do Ensino Médio e você não sofre só pressão de casa, mas também do próprio colégio, testes e testes vocacionais com um tentativa meio que desesperada de empurrar o aluno para uma direção, como se você tivesse a obrigação de que assim que terminar o colégio você devesse escolher logo uma área e adentrar a faculdade. Mas a vida não é assim, cada tem o seu tempo e condições financeiras também, muitos assim que se formam no colégio precisam trabalhar, outros nem estudar querem, então algumas modalidades poderiam ter sido diferentes.
Para o post não ficar muito comprido, estou dividindo ele em duas postagem, segunda feira irei postar a continuação dele.
