Softwares para Arquitetura - Part 1
Nesse post irei pontuar e listar alguns softwares que eu utilizo no meu dia a dia e outros potenciais que podem colaborar para nossos trabalhos.
Vou começar falando dos softwares que atualmente eu venho usado em meus trabalhos, para poder entregar projetos de qualidade para meus clientes:
1º AutoCAD :
O AutoCAD é um software de CAD (projeto auxiliado por computador) que é usado para desenhos 2D e 3D precisos, projetos e modelagem com sólidos, superfícies, objetos de malha, recursos de documentação e muito mais. Ele inclui recursos para automatizar tarefas e aumentar a produtividade, como comparar desenhos, contar, adicionar objetos e criar tabelas. Ele também inclui sete conjuntos de ferramentas específicas da indústria para projetos elétricos, plantas, desenhos de layout de arquitetura, projeto mecânico, mapeamento 3D, adição de imagens digitalizadas e conversão de imagens raster. O AutoCAD permite que os usuários criem, editem e anotem desenhos por meio de desktop, Web e dispositivos móveis. ( Texto retirado do site da Autodesk, Acesso 06 de dezembro de 2023)
Foi o primeiro software que aprendi, realizei um curso em 2017, basicamente quando entrei na faculdade, achei sensacional tudo que ele era capaz de proporcionar, me apaguei bastante. Quando começaram a ensinar na faculdade, graças ao curso, eu já pude ter uma base e facilitou muito o andamento da matéria.
FONTE:( Site do Autodesk, 2023)
2º SketchUP:
Sketchup é um software de modelagens 3d, é um dos programas que chegou no mercado encantando a todos, ele é bastante intuito e com menos complexidades comparado a outros softwares 3d, eu gosto de dizer que ele é basicamente o primeiro degrau para o universo 3d, a maioria dos profissionais arquitetos, engenheiros e designers de interiores iniciou nesse mundo através dele, por conta da sua facilidade de aprendizado. Ele serve para trabalhar de modelagens residenciais em projetos arquitetônicos a praças em projeto urbanísticos, a engenheiros que utilizam ele atrelado a alguns plugins para modelagem de peças de maquinários. Uma coisa, que eu digo nos meus anos de uso do software é a dificuldade de aguentar projetos muito grandes, e como todo software 3d ao ter objetos tão distantes do eixo central, ele começa apresentar alguns travamentos, erros em arquivos. Isso também acontece com o uso de blocos de qualidade duvidosa e muito pesados. A empresa que atualmente possuem o SketchUP se chama Trimble, antigamente o próprio Google que tinha sua posse.
Foi o segundo software que aprendi, comecei a adentrar nesse universo 3d quando eu estava no terceiro período da faculdade, realizando meu primeiro projeto arquitetônico, eu havia feito uma maquete física, mas quis me ousar mais e tentar o 3d virtual, vi uns colegas tentando usar, após isso mergulhei de cabeça nesse universo que hoje eu tanto admiro. Uma coisa sensacional é ela ter sua própria biblioteca de blocos que é o 3D Warehouse.
FONTE:( Site do SketchUP - Trimble, 2023)
3º Kerkythea
O Kerkythea se destaca pela forma prática e rápida em fazer uma renderização, e com ele você pode deixar seu projeto do Sketchup de forma mais realista sem perder tempo. Programa perfeito para Arquitetos, Designer de Interiores, Designers 3D e todos os profissionais que querem um trabalho do Sketchup com realismo de qualidade, trabalhando com prazer e praticidade. (Texto retirado do site oficial)
Falar um pouco sobre minha opinião, esse software, é um ótimo programa para poder se iniciar no mundo da renderização, embora ele não chegue de fato ao realismo em 100%, ele melhora bastante e da para se ter apresentações em um nível melhor do que apenas em prints das telas ou exportações de imagens das cenas do SketchUp. Foi o primeiro programa que me levou a renderização, sua interface lembra até um pouco a do lumion e do 3ds max, mais simplório se assim posso dizer. No começo eu tinha gostado bastante, e minhas primeiras postagens do meu Instagram profissional foram feitas através dele. Como falei, é um programa que roda com mais facilidade em praticamente todo tipo de pc, na época meu not tinha um processador i7 de sexta geração, 8gb de memória ram e uma placa de vídeo bem básica. Ele rodava com facilidade e pude gerar diversos renders gerados até numa velocidade rápida. Na vida, tudo é feito de processos, e esse programa fez parte dos meus processos, meu primeiro degrau para renderização, o que me levou ao meu desenvolvimento e o meu nível atual.
Irei continuar a falar sobre os softwares que eu utilizo, ou aprendi ao longo da minha faculdade e da minha vida profissional. Estou compartilhando para vocês na ordem que fui aprendendo os programas e me desenvolvendo.














